segunda-feira, 21 de maio de 2012

PALESTRAS COM ALUNOS


Durante à tarde do dia 18 de maio (sexta-feira), a equipe do CREAS esteve ministrando palestras sobre o tema da campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, cuja programação foi encerrada na referida data na Escola Municipal Eudócia Alves de Lima, onde foi promovida, além das palestras, exposições de cartazes e oficinas sobre o tema outras ações. O Psicólogo Daniel Macedo, a Educadora Social Lucineide Martins e o Assistente Social Adriano Freires estiveram com vários grupos de alunos da rede de ensino municipal, orientando-os sobre as questões referentes ao fenômeno da violência contra os direitos humanos e como as vítimas poderiam ter apoio e ajuda para denunciar os agressores. O evento contou com a participação de inúmeros estudantes, que, também puderam presenciar outras atividades realizadas naquela tarde. 

 
 
  
 

MATERIAL GRÁFICO FOI DISTRIBUÍDO À POPULAÇÃO DURANTE A CAMPANHA DO CREAS CONTRA O ABUSO SEXUAL


Durante as atividades promovidas em prol da II Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município, a equipe do CREAS confeccionou um vasto material gráfico constituído por panfletos, adesivos, foldes e outdoors. Esses subsídios foram distribuído à população cujo objetivo foi de proporcionar mais informações sobre o tema da campanha, divulgando também os dispositivos para denúncias de casos que envolvessem vítimas de violência sexual ou outras tipificações.



sábado, 19 de maio de 2012

CAMINHADA MARCOU O DIA 18 DE MAIO EM CUITÉ

Durante a manhã do dia 18 de maio (sexta-feira), uma multidão de crianças e adolescentes tomou as ruas da cidade de Cuité-PB em manifestação pública contra o abuso e à exploração sexual infanto-juvenil. O vento contou com a  articipação de várias escolas municipais e programas da Secretaria da Assistência Social. A caminhada foi coordenada pelo CREAS e serviu para chamar a atenção e conscientização da população cuiteense em prol da luta contra a violação de direitos e gravidade que as vítimas sofrem, informando-a também sobre os dispositivos de denúncia presentes no município. Além de estudantes e populares, o evento contou com a participação de educadores, líderes comunitários, secretários, psicólogos, monitores de programas sociais, assistentes sociais e outros profissionais locais. A saber, 18 de maio é a data em que se comemora a publicação da Lei nº 9970/2000, que institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A lei foi publicada em razão do assassinato da menina Araceli Cabrera Sanches Crespo, em Vitória (ES), em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. A refrida data mobiliza grande parte da sociedade, além de servir como alerta e comprometimento para reduzir casos como o da menina Araceli e de várias outras crianças e adolescentes do Brasil. 











EQUIPE DO CREAS PROMOVE EVENTO NO AUDITÓRIO DO INSS EM CUITÉ-PB

Na tarde do dia 16 de maio (quarta-feira), a equipe do CREAS com parceria com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu mais um evento referente à II Campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Cuité-PB, como estava programado para acontecer na referida data. O evento foi realizado no auditório do INSS e contou com a participação de um numeroso público, com a presença de vários proprietários de estabelecimentos comerciais, conselheiros tutelares, educadores, profissionais dos programas sociais do município e representantes de secretarias municipais e outros. A saber, a abertura da programação do evento foi feita pelo psicólogo do CREAS Daniel Macedo, que acolheu os participantes e introduziu a solenidade refletindo sobre a temática da campanha. Após esse momento, houve uma apresentação da peça teatral “A menina do baú”, encenada pela jovem.... do PROJOVEM, que retratou a história de uma menina chamada Carolina, vítima de abuso sexual na infância. Depois desse momento cultural, foi formada a mesa de honra do evento, que foi constituída pelos seguintes profissionais: Nuara (Coordenadora dos Programas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social), Kátia Renata (Coordenadora do CREAS), Fabiana Agra (Advogada do CREAS), Elenise Helena (Secretária Municipal dos Esportes), Simone Simonato (representante da Secretária Municipal da Educação) e o Dr. Eduardo Freitas Torres (Promotor de Justiça da Comarca de Cuité). Por conseguinte, todos os participantes foram convidados para assistirem a um vídeo sobre a violência sexual, elaborado pela equipe do CREAS, seguindo das explanações das palestras propostas para àquela tarde cujos palestrantes foram a referida advogada do CREAS e Promotor de Justiça. A programação foi encerrada com uma nova peã teatral intitulada “Tem na feira”, encenada pelos jovens (PROJOVEM). 

 

 

  







segunda-feira, 14 de maio de 2012

CREAS PROMOVE PALESTRA COM O PROMOTOR DE JUSTIÇA DE CUITÉ-PB

Na apróxima quarta-feira (dia 16) do corrente mês, haverá uma palestra com o Promotor de Justiça da Comarca de Cuité: Dr. Eduardo de Freitas Torres, que destinará seus pronunciamentos aos  proprietários de bares, hotéis, lan house, pousadas, promotores de festas, conselheiros tutelares e outros. O evento será realizado no auditório do INSS, tendo início previsto para às 16h00. Na ocasião, a citada autoridade judicial orientará os participantes sobre às questões rerferentes ao combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes no município. A equipe do Creas estará organizando o evento e contará com a parceria de outros programas da Secretaria de Assistência Social do Municipal de Cuité.

EQUIPE NA FEIRA

Na manhã do dia 14 de maio (segunda-feira), a equipe do CREAS esteve presente na feria livre para divulgar à população sobre a II Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, à qual está saindo promovida no munincípio até o dia 18 (sexta-feira) do referido mês. Na ocasião, os profissionais contaram com a presença da Secretária Municipal dos Esportes e parceria com a Oficina de Capoeira do PETI, constituída por inúmeras crianças, as quais proporcionaram ao público uma belíssima apresentação.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

TÉCNICOS DO CREAS NA SERRA DO BOM BOCADINHO

Durante os turnos da manhã e tarde, na terça-feira (08.05.2012), os técnicos do CREAS esteviveram  junto à equipe do CRAS VOLANTE na comunidade da zona rural Serra do Bom Bocadinho, pertencente ao município de Cuité-PB, onde várias ações foram promovidas com a população local. Na ocasião, o psicólogo Daniel Macedo e a coordenadora do CREAS Kátia Renata proferiram palestras sobre o tema "Violência Doméstica contra a mulher"; além disso explanaram aos participantes sobre os serviços do CREAS, esclarecendo-os sobre a importância da instituição em prol da defesa e proteção das pessoas que tem seus direitos violados cujos sujetos são assistidas pelo acompanhamento jurídico, psicológico, social e pedagógico.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

ABERTURA DA II CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL

Na noite do dia 2 maio de 2012,  foi promovida pela Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) a abertura de lançamento da II CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES do Município de Cuité. O evento foi realizado  no Ginásio Municipal de Esportes e contou com a presença e participação de vários representantes dos Programas Sociais(PROJOVEM, BOLSA FAMÍLIA, PETI e demais setores das secretarias de Assistêncis Social e Educação e demais órgãos públicos, como: representantes do Conselho Tutelar, Câmara dos Vereadores, Gerência da Mulher  e outros setores). Além desses convidados,  o evento contou com a participação cultural de  membros do Projovem, PETI e do Grupo de flautas "Jovens Músicos". Na ocasião, a Secretária Municipal de Assistência Social  Vanderlânea Macêdo, o presidente da Câmara de Vereadores o Eliú Pessoa, a coordenadora do CREAS Kátia Renata e o presidente do Conselho Tutelar Adalberto Cordeiro contribuíram com seus pronunciamentos ao público  sobre  o referido tema da campanha. A programção foi encerrada com a exposição de um vídeo temático que foi elaborado pela equipe do CREAS.