quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ação da Equipe Volante do CRAS e parceiros na Comunidade Catolé



Neste dia, 24 de abril, a Equipe Volante do CRAS e parceiros (CREAS, BOLSA FAMÍLIA, PROJOVEM ADOLESCENTE, UFCG – CURSO DE NUTRIÇÃO), Secretaria de Saúde – PSF do Catolé; Secretaria da Educação – Escola Antero Ferreira, Secretaria de Transporte, proporcionaram vários serviços à Comunidade Catolé.
Entre os serviços oferecidos à Comunidade, foram realizadas palestras informativas e preventivas; exibição de vídeo institucional Função do CRAS, CREAS e EQUIPE VOLANTE; apresentação da equipe pela articuladora; dinâmica realizada pelas acadêmicas de Nutrição e atendimento; atividade lúdica infantil cujo tema “a criação do mundo” e atividade com desenho e pintura; atendimento social individualizado CRAS/CREAS; recadastramento do Bolsa Família, palestra com o Gestor do Bolsa Família.
A equipe do PSF do Catolé realizou palestra sobre higiene bucal, escovação, vacinação, atendimento ao grupo de hipertensos e diabéticos, em parceria com a equipe de Nutrição (Heloise e Alaíde), entre outros atendimentos. Algumas fotos das ações realizadas.


















ASCOM/CRAS/CREAS

Em breve mais uma edição da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual em Cuité PB


Não desvie o olhar. Fique atento.


terça-feira, 23 de abril de 2013

CREAS RETOMA ATIVIDADES PSICOPEDAGÓCICAS DO PROJETO CRIANÇA FELIZ


Adicionar legenda
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Cuité-CREAS, retoma as atividades psicopedagógicas com os grupos de criança que participam do Projeto “Criança Feliz”.
Este projeto é uma iniciativa da equipe técnica do CREAS, pelo qual são  desenvolvidas semanalmente várias oficinas com fins psicopedagógicos voltadas a um público infantil com faixa etária entre 6 a 11 anos. Desde meados de 2012, o projeto vem sendo realizado, tornando-se um dispositivo de grande valia para o acompanhamento e desenvolvimento sócioafetivo e cognitivo para as crianças participantes, bem como aos seus familiares, que também recebem assistência interdisciplinar dos profissionais que compõem a equipe CREAS do Município de Cuité-PB. Um dos intuitos das oficinas realizadas é o resgate dos valores e reinserção das crianças ao meio social.
Segundo informações da Pedagoga do CREAS – Íria da Costa Silva:  “A educação lúdica facilita o processo de socialização e aprendizagem. Além disso, desenvolve a criatividade, a imaginação e a curiosidade, tornando as oficinas mais atraentes, dando mais abertura para o profissional mediador desenvolver a interdisciplinaridade nas ações desenvolvidas com o público alvo do projeto, resignificando seu modo de ser e de compreender a realidade onde está inserida”.
Salão na sede do CREAS onde são realizadas as oficinas do Projeto "Criança Feliz" 

A saber, o Projeto acontece todas às terças feiras, em espaço temático e atualmente conta com um público infantil de 25 crianças divididas entre os turnos manhã e tarde. Quaisquer informações,  a equipe técnica encontra-se disponível na sede do CREAS.  

terça-feira, 16 de abril de 2013

Paraíba vai utilizar sistema nacional online para cadastrar adolescentes em conflito com a lei



Terça-feira, 16 de abril de 2013 - 12h43

 


A Paraíba vai utilizar o Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas, versão Web Nacional (Sipia/Sinase), que propõe a criação de uma Rede de Informação para registro e tratamento de dados referente a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Atualmente, o sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e funciona na Bahia e em Pernambuco.
Para a execução do Programa, está sendo realizada uma capacitação, nesta segunda e terça-feira (15 e 16), no laboratório de informática do Liceu paraibano, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac).
O curso é destinado aos técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Nestes dois primeiros dias foram capacitados profissionais dos Creas de 14 municípios. Até o final deste mês, serão treinados mais de 200 técnicos de 94 Centros. As capacitações vão ocorrer em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Picuí.
Etapas – Para a implantação do Sistema, segundo a gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Carmem Meireles, o Governo do Estado, por meio da Sedh, tem trabalhado em etapas.
Em 2011 foi realizado o 1º Seminário Estadual nas cidades de João Pessoa, Campina

Grande, Monteiro e Catolé do Rocha direcionado para policiais (Civil, Militar e Federal), tendo em vista que eles prestam o primeiro atendimento ao adolescente autor de ato infracional.
Em 2012, aconteceram as rodas de conversas com os técnicos da Fundac, que trabalham com a internação e o 2º Seminário Estadual, que contou com a participação de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social, Creas e Secretarias de Educação e Saúde.
“Agora em 2013, concretizamos uma meta planejada, que é instalar no Estado da Paraíba um sistema que vai facilitar todo acompanhamento do adolescente de forma virtual. Desta forma, atenderemos também a solicitação de quem trabalha com criança e adolesce em conflito com a lei para que seja implantado o Sistema, que vai trabalhar de forma descentralizada, garantindo a melhor participação dos profissionais”, destacou.
Neste ano, também, o Governo do Estado, por meio da Sedh, equipou os 94 Creas com computador para que as unidades possam operacionalizar o Sistema.
Capacitação para técnicos dos Creas – A capacitação está sendo ministrada pelo administrador estadual do programa, Dorivaldo Pereira Júnior, da Fundac. Ele acredita que o Sistema esteja funcionando na Paraíba até o meio do ano.

 


“Este Sistema Nacional possibilita a criação de políticas públicas direcionadas para adolescentes em conflito com a lei. De acordo com o cadastro do adolescente, ficará identificado, por exemplo, onde ele mora. Com isso, teremos um levantamento dos locais onde há uma maior ocorrência de jovens em conflito com a lei”, disse.
Para a coordenadora do Creas de Pedras de Fogo, Márcia Montenegro, o treinamento está sendo importante e vai facilitar o trabalho com as informações que serão preenchidas no Sistema. “Estamos com o computador no Creas e o sistema instalado. Acredito que este Sistema terá uma boa continuidade. Para isso, temos que, realmente, aprender e passar a usar”, disse.  
O treinamento tem duração de 16horas aulas.Nessa primeira turma participaram os municípios de Alhandra, Cabedelo, Conde, Itabaiana, João Pessoa, Pedras de Fogo, Santa Rita, Caaporã, Ingá, Mari, Sapé, Marcação, Riachão do Bacamarte e Sobrado.

ASCOM/GOVERNO DA PB http://www.paraiba.pb.gov.br/67492/paraiba-vai-utilizar-sistema-nacional-online-para-cadastrar-adolescentes-em-conflito-com-a-lei.html