sexta-feira, 30 de novembro de 2012

HORÁRIO CORRIDO ÀS SEXTAS-FEIRAS

Avisamos à população cuiteense que o CREAS, até o mês de dezembro, estará funcionando nas sextas-feiras em horário corrido, ou seja, de 8h00 às 13h00. No referido centro especializado estarão a disposição dos usuários: a Educadora Social e o Psicólogo. Os demais dias seguirão os horários normais.

APROVAÇÃO DO SELO UNICEF


Três municípios das regiões do Curimataú e Seridó foram  aprovados com o Selo UNICEF 2009-2012, durante cerimônia ocorrida na tarde dessa quinta-feira, 29, no Museu Nacional, em Brasília.
Os Municípios de Cuité e Damião foram aprovados pela primeira vez, já o município de Picuí e a terceira vez consecutiva que recebe o selo do UNICEF.
O Selo foi um certificado criado para incentivar o fortalecimento de políticas públicas municipais em favor dos direitos da infância e adolescência, e é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com a Petrobrás e a Rede Energia.

Durante a cerimônia, também foram renovados o Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Os dois compromissos buscam somar forças entre Governo Federal, Governados Estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.

As cidades que foram aprovados com o Selo UNICEF 2009-2012, no estado da Paraíba, os municípios de Aparecida, Bananeiras, Cabaceiras, Cabedelo, Campina Grande, Cuité, Damião, Picuí, Princesa Isabel, Joca Claudino, Monteiro, Soledade e Taperoá.

Estiveram presentes no evento o Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e a Ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; os Governadores Cid Gomes, do Ceará; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Eduardo Campos, de Pernambuco; Wilson Martins, do Piauí; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; e Confúcio Moura, de Rondônia; e o Senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos, conselheiros de direitos e articuladores municipais (FONTE: CuitéPBOnline). 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de NOVEMBRO: DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra pelo Movimento Negro em contraposição ao dia 13 de maio (dia da suposta abolição da escravatura). Também é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares – que é considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, no estado de Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas. A data expõe uma grande ferida na cultura social brasileira, após mais de 300 anos o racismo não deixou de existir, prova que o feriado da Consciência Negra não consegue uma total abrangência nacional e não entrou no calendário nacional de feriados inclusive sendo questionado e provocado grandes debates que chegam a ser discutido de forma discriminatória como as propostas de transformação desse dia em mais um feriado têm sido debatida. Piadas sobre a sexualidade de Zumbi, reclamações sobre o excesso de feriados, o silêncio da mídia – quando não uma flagrante oposição, apenas demonstram que o país ainda se encontra mergulhado em ignorância e preconceito.
 
 A questão racial precisa ser tratada com bastante seriedade por todos os segmentos sociais. Nas famílias, nas escolas, nas igrejas, nos esportes, nos partidos políticos, nas universidades, no lazer, no trabalho etc viver a prática de convivência conscientizadora faz com que melhoremos as relações interpessoais. Sem esquecer que o respeito é a peça fundamental para que se evite conflitos de natureza racista, em qualquer ambiente.

Serviço social e psicologia reforçam atuação da Assistência Social

Trabalho das duas categorias no Suas foi tema da teleconferência exibida pela TV NBR. Emissora retransmite o programa quarta (21), sexta (23) e domingo (25) 
 
Brasília, 19 – Os profissionais de serviço social e de psicologia são atores importantes na construção das políticas de assistência social, tanto na estruturação de equipamentos e serviços como na organização e planejamento, além da prestação direta atenção à população em situação de vulnerabilidade e risco. “São duas categorias essenciais que trazem profissionalismo para as políticas públicas, prestadas anteriormente por voluntários. Dentro da sua especificidade, elas têm competências para a construção de um Brasil mais justo, mais democrático”, destacou a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin.

Ela participou, na manhã desta segunda-feira (19), da teleconferência sobre gestão do trabalho, contribuições e perspectivas do serviço social e da psicologia para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), exibida pela TV NBR. O programa ainda contou com a participação da diretora do Departamento de Gestão do Suas, Simone Albuquerque; do coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas, José Crus; da conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (Cefss), Marlene Merisse; e da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Márcia Mansur.

Atualmente, 25 mil profissionais de serviço social e 20 mil psicólogos atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em todo o Brasil.

De acordo com a conselheira do Cefss, o serviço social e a assistência social têm uma origem comum. Marlene lembrou que a política de assistência social surgiu quando os profissionais da área perceberam que ações mais estruturantes eram necessárias para a superação das desigualdades. “Hoje, temos o Sistema Único de Assistência Social, resultado de um processo em construção para afirmar direitos. E essa relação nossa com o Suas e com o MDS tem sido muito produtiva.”

O trabalho nos Creas e Cras é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, constituída por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que integram a equipe de referência, com uma ação articulada, pautada pelas necessidades reais da população. “A gestão do trabalho é uma área estratégica no Suas, com uma análise muito detalhada das informações do trabalho e dos trabalhadores e diversas agendas de qualificação profissional. Estamos em fase final de construção de uma política nacional de educação permanente para todos os trabalhadores do Suas”, acrescentou José Crus. Recentemente, o ministério instituiu o Programa Nacional de Capacitação da Assistência Social (CapacitaSuas), que pretende qualificar, em parceria com os governos estaduais, 37 mil trabalhadores a partir do próximo ano.
 
FONTE: mds.gov.br

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SELO UNICEF



O Município de Cuité é Finalista do Selo UNICEF!







A cidade de CUITÉ só tem a comemorar a final do selo Unicef, juntamente com toda uma equipe que trabalharam incansavelmente e coroando com isso a ser um finalista. (FONTE: http://serradecuite.blogspot.com.br/)
Confiram os municípios da Paraíba  ganhadores do Selo UNICEF:


1 Aparecida
2 Bananeiras
3 Cabaceiras
4 Cabedelo
5 Campina Grande
6 Cuité
7 Damião
8 Monteiro
9 Picuí
10 Princesa Isabel
11 Joca Claudino
12 Soledade
13 Taperoá