terça-feira, 20 de novembro de 2012

Serviço social e psicologia reforçam atuação da Assistência Social

Trabalho das duas categorias no Suas foi tema da teleconferência exibida pela TV NBR. Emissora retransmite o programa quarta (21), sexta (23) e domingo (25) 
 
Brasília, 19 – Os profissionais de serviço social e de psicologia são atores importantes na construção das políticas de assistência social, tanto na estruturação de equipamentos e serviços como na organização e planejamento, além da prestação direta atenção à população em situação de vulnerabilidade e risco. “São duas categorias essenciais que trazem profissionalismo para as políticas públicas, prestadas anteriormente por voluntários. Dentro da sua especificidade, elas têm competências para a construção de um Brasil mais justo, mais democrático”, destacou a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin.

Ela participou, na manhã desta segunda-feira (19), da teleconferência sobre gestão do trabalho, contribuições e perspectivas do serviço social e da psicologia para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), exibida pela TV NBR. O programa ainda contou com a participação da diretora do Departamento de Gestão do Suas, Simone Albuquerque; do coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas, José Crus; da conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (Cefss), Marlene Merisse; e da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Márcia Mansur.

Atualmente, 25 mil profissionais de serviço social e 20 mil psicólogos atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em todo o Brasil.

De acordo com a conselheira do Cefss, o serviço social e a assistência social têm uma origem comum. Marlene lembrou que a política de assistência social surgiu quando os profissionais da área perceberam que ações mais estruturantes eram necessárias para a superação das desigualdades. “Hoje, temos o Sistema Único de Assistência Social, resultado de um processo em construção para afirmar direitos. E essa relação nossa com o Suas e com o MDS tem sido muito produtiva.”

O trabalho nos Creas e Cras é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, constituída por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que integram a equipe de referência, com uma ação articulada, pautada pelas necessidades reais da população. “A gestão do trabalho é uma área estratégica no Suas, com uma análise muito detalhada das informações do trabalho e dos trabalhadores e diversas agendas de qualificação profissional. Estamos em fase final de construção de uma política nacional de educação permanente para todos os trabalhadores do Suas”, acrescentou José Crus. Recentemente, o ministério instituiu o Programa Nacional de Capacitação da Assistência Social (CapacitaSuas), que pretende qualificar, em parceria com os governos estaduais, 37 mil trabalhadores a partir do próximo ano.
 
FONTE: mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário